Mais um pouco sobre nós...

Fundado em Fevereiro de 1991 por um grupo de amigos e adeptos do motociclismo, o Góis Moto Clube (GMC) é uma associação sem fins lucrativos que se dedica à realização de atividades desportivas, nomeadamente no âmbito motorizado, culturais e turísticas.

Aos poucos fomos crescendo em passos de gigante. O GMC foi formalizado através de escritura pública em Outubro do mesmo ano no Cartório Notarial de Góis. O passo seguinte foi a filiação na Federação Nacional de Motociclismo (FNM), em Novembro, o que nos permitiu em 1992 participar no “Troféu Nacional de Todo-o-terreno”, com o famoso “Raide a Góis”. Este é hoje, sem dúvida, uma das melhores e mais duras provas do Campeonato Nacional.

Em 1993, e por carolice pura, foi decidido criar a Concentração de Mototurismo de Góis que contou com a presença de cerca de 150 amigos.   Em 1999 os International Six Days Enduro fizeram em Góis, com a colaboração do GMC, duas das mais espetaculares provas especiais. Com a experiência então adquirida, em 2002 o GMC organizou o 1º Enduro de Góis, prova extracampeonato que serviu de estágio para a Selecção Nacional de Enduro, considerada desde logo uma corrida bastante dura e seletiva.

Em 2004 realizou-se o 2º Enduro “Góis – Paraíso Todo-Terreno”, prova pontuável para o campeonato nacional, que contou com a presença recorde de 180 pilotos, tendo decorrido de forma exemplar e considerada por todos como de qualidade “a nível mundial”.

Desde então as provas de enduro do Góis Moto Clube são as que têm tido mais inscritos do Campeonato. Com tudo a correr sobre rodas surge um novo sonho para nós: a realização de uma prova do Campeonato do Mundo de Enduro.

No motociclismo de competição a nossa notoriedade vai muito para além da organização de provas, tendo o GMC conquistado nos anos de 1995 e 1996 o título de Campeão Nacional de Enduro por equipas, mantendo atualmente uma equipa de competição e o apoio a jovens valores goienses, a disputar os campeonatos de Enduro, algumas provas do nacional de TT e provas de mini-motocross.

Prosseguindo com uma política de constante expansão e aproveitando as riquíssimas potencialidades do belo meio natural da região de Góis, decidimos aumentar o leque de atividades, desenvolvendo as mais variadas modalidades como o todo-o-terreno turístico, o automobilismo, o BTT, a canoagem, o montanhismo, a escalada e o canyoning, entre outros.   O BTT de competição marca igualmente presença nas nossas atividades, com o apoio aos atletas goienses, e recentemente com a realização do DownHill de Góis, prova de descida de montanha, modalidade verdadeiramente emotiva e espetacular.

No mototurismo, atividade que representa o maior número de participantes, o GMC tem estado representado nos mais variados acontecimentos mototurísticos nacionais e internacionais. Para além da famosa concentração de mototurismo, o GMC realiza desde 2004 uma prova com características turísticas – O Moto-Rali de Góis – cujo principal objetivo é dar a conhecer as paisagens, os usos e costumes da nossa região.

O GMC assume-se assim como uma entidade de importância fundamental na divulgação da região, organizando a par dos já referidos eventos, outros pequenos encontros e passeios TT para pequenos grupos e empresas.

Para garantir o sucesso de todas estas atividades, o GMC conta, como sempre, com a ajuda de muitos sócios e amigos, bem como de toda a população e entidades oficiais do Concelho de Góis. O GMC tem igualmente o apoio de várias empresas que se associam aos seus eventos, sendo esta uma boa forma de promover os seus produtos e serviços.

Em Dezembro de 1998, no congresso da FNM foi aprovada por unanimidade a atribuição do Diploma de Mérito Motociclista ao Góis Moto Clube, como prova do reconhecimento da contribuição dada pelo GMC ao desenvolvimento do motociclismo nacional.

Em 2001, por ocasião das comemorações do 10º aniversário do clube, a Câmara Municipal de Góis atribuiu ao GMC a Medalha de Mérito Desportivo. Foi ainda inaugurado no Parque do Cerejal o inédito Monumento ao Motociclista, distinção que é reveladora da importância do motociclismo na região.

Passados 22 anos, a evolução foi de tal forma que hoje temos em Góis uma das melhores reuniões de motociclistas do País, com cerca de 15.000 inscritos e mais de 30.000 participantes, tendo atualmente alcançado o estatuto da “maior concentração mototurística de âmbito nacional”, tornando-se em 2015 de cariz internacional.

Devido ao esforço realizado ao longo dos anos, o GMC conseguiu reunir as condições básicas para o desenvolvimento das diversas atividades. Inaugurada em 5 de dezembro de 2015, a Sede Social própria, foi inaugurada o que permitirá dar resposta ao elevado número de ações a desenvolver e, sobretudo, à necessidade de afastamento do amadorismo, contribuindo para garantir a desejada qualidade final dos eventos. É um edifício moderno, funcional e polivalente que está disponível para os colaboradores do GMC.